terça-feira, 8 de junho de 2010

"Desde então tanta coisa aconteceu que eu parei pra melhor pensar"

O acaso é algo incrível mesmo. Ao acessar meu blog hoje, cometi uma desatenção e digitei outro endereço de e-mail que usava para manter um outro blog que nem lembrava mais da existência. Nele encontrei um único texto postado, de autoria de uma amiga minha, Aline Alencar, o qual fala sobre mim, meu perfil, minha personalidade.
O texto foi feito como um trabalho do curso de Jornalismo da UFMA. Tínhamos que escrever algo como uma matéria-perfil. Achei interessante e dedici republicá-lo. De alguma forma eu me revisitei nesse texto. Não sou mais aquele que é descrito nele, muita coisa mudou. Minha visão de mundo e minha forma de lidar com as situações estão bem diferentes hoje, mas quem sabe ele não lhe ajude a me conhecer um pouco melhor.


A esfinge
por Aline Alencar


“Não perco tempo com a minha reputação, preocupo-me com a minha consciência. A minha reputação é o que você pensa de mim, a minha consciência é o que realmente sou.”

É assim que se define Jock Dean, 20. Uma pessoa que faz e diz o que sente, sem se importar com pudores ou represálias. Por essas e outras causas traçar seu perfil se torna uma tarefa trabalhosa. Jock é um enigma, uma esfinge, assim como é chamado pelos amigos mais íntimos. E esse é o ponto chave da questão: desvendar os seus pensamentos e anseios.



Em sua personalidade também se mostram certos antagonismos: é ao mesmo tempo chato e divertido, assustador e muito companheiro, alegre e depressivo, irritante e prestativo, louco e carinhoso. É assim que muitos de seus amigos, e até ele mesmo, admite ser. Um anti-herói das histórias e contos que ele tanto gosta de lê como os do Machado de Assis, do qual é fã. Essas e outras demais características peculiares dependem muito da sua vontade e estado de espírito.

Aluno do 4° período de jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é uma pessoa muito inteligente e um tanto quanto ambicioso em relação aos seus objetivos, mas tudo ao seu limite evidentemente. Almeja ser um grande e famoso comunicador no seu futuro que se seguirá após a formatura, como jornalista e/ou escritor.


Um pouco preguiçoso (mas como ele mesmo prefere dizer: adora “evitar a fadiga”), é muito caseiro, sendo o seu quarto o ambiente mais querido, ele revela. Lá ele lê seus livros prediletos, ouve suas músicas (MPB, MPM, Calipso e Forró eletrônico, basicamente), estuda, faz seus trabalhos e escreve seus textos.

Adora novelas e o momento, ele está escrevendo a sua própria novela “As Avassaladoras” (um título provisório, segundo ele). Porém já é uma das inúmeras vezes que ele a reescreve. Jock conta que resolveu que a história giraria em torno das mulheres por achar que com elas tem-se um leque infinitamente maior de possibilidades de histórias a escrever. Porém o seu objetivo ao ainda não ter terminado de escrever é inovar e ir além do clichê das novelas atuais.

Fora a novela, Jock pretende futuramente se dedicar ao projeto da TV Universitária no Maranhão juntamente com os seus amigos de classe. Para ele isso, além de um ponto positivo em seu currículo, servirá de ótima experiência acadêmica e profissional.

Perguntado sobre o que acha do curso de comunicação, ele afirma que é curso com muito potencial, porém com várias carências no quesito estrutura a ser desenvolvidas e se depender dele e dos demais colegas do projeto o curso poderá contar com uma significativa evolução. No mais, é de se observar que a figura de Jock Dean é sim antagônica, porém é de pessoa que busca pelos seus objetivos com paciência e dedicação.

Reservado, Jock realiza seus projetos com eficiência, sem perder todo o instrumento de realização que a juventude pode lhe oferecer. Com um pouco de perspicácia pode-se desvendar algum de seus mistérios e perceber que é sagaz em suas opiniões.

0 comentários:

Postar um comentário