segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Madonna: um breve histórico

“O nome dela está entre artistas como Beatles, Elvis e Frank Sinatra. Assim como nós, Madonna é a voz de uma geração. Só tenho que me curvar e aplaudir” – Paul McCartney



Hoje, 16 de agosto de 2010, Madonna completa 52 aninhos de idade. São mais de 27 anos de carreira e a importância dela é inegável. Todo mundo conhece uma música e, se acha que não foi influenciado por ela, com certeza foi por alguém que foi influenciado. Madonna inventou caminhos diferentes para a música pop e apertou botões na sociedade.


Ela nasceu na pacata cidade de Bay City, em Michigan e freqüentou a Rochester Adams High School, onde se distinguiu como ótima aluna e, contra a vontade do pai, começou a ter aulas de dança aos 14 anos. A loira – na época ainda morena – concluiu o ensino médio e entrou na Universidade de Michigan no curso de dança, mas abandona tudo e, com apenas 35 dólares, muda-se para Nova York com o objetivo de seguir carreira de bailarina.

Passando por dificuldades econômicas, muda de planos ao integrar a turnê de um cantor disco. Ela conhece Dan Gilroy em Paris e funda a banda Breakfast Club, onde Madonna foi baterista, guitarrista e vocalista em épocas diferentes. Depois do fim da banda, vai para outra, chamada Emanon (“No name”, “sem nome”, ao contrário), carinhosamente chamada de Emmy, com um antigo namorado, Stephen Bray. Os dois decidem afastar-se da banda e começam a trabalhar em canções.

Assim, uma fita K7 com as canções deles chegou às mãos do produtor e DJ Mark Kamins que a entregou na Sire Records, que contratou Madonna em 1982. Música a música, as canções da fita são lançadas como singles compactos no mercado e fazem sucesso suficiente para que um álbum completo seja encomendado. Ele é lançado e é um estouro. O resto é história.

Em sua discografia oficial, de “Madonna” (1983) a “Hard Candy” (2008), tem de tudo. Pop, rock, electro, acústico, rap, jazz, blues, house, musicais, baladas, midtempo. Não há cafetão por trás de Madonna, ela está no controle e, em seus discos e shows, entende de tudo – da parte instrumental à mixagem, sistemas de som, iluminação.
Longe de mim querer apenas comparar, mas Madonna, vestida de noiva, mostrava a calcinha na MTV enquanto Michael Jackson levava sua namoradinha para ver um filme de terror. Um álbum com mais, outro com menos, o convite a reflexão está lá. Reflexão sobre basicamente qualquer assunto. Além disso, ela revolucionou a história do videoclipe e da maneira de montar shows ao vivo.

Se não for pra admirar a sua música, que seja seu dom para os negócios ou sua persona. Mesmo quem não curte Madonna precisa entender como ela é a voz de uma geração, uma antena de modismos, um espelho transparente – as pessoas mudam com ela e ela muda com o mundo. Ela tenta provar com graça e sem (falsas) pretensões que é possível ser tudo ao mesmo tempo: cantora, diretora, escritora, estilista, sexy, espiritualizada, ambiciosa, bonita, mãe, engraçada, perfeccionista. E é essa capacidade de unir coisas distintas com harmonia que faz com que multidões a sigam por onde ela passa.

O cantor Justin Timberlake falou e disse em um discurso dedicado à cantora: “O mundo está cheio de pretendentes a nova Madonna. Eu devo até ter namorado uma ou duas delas. Mas, na verdade, Madonna só existe e existirá uma”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Jock!
Parabéns pelo blog, virei fã e prometo comparecer mais vezes.
E Madonna né? O que dizer sobre essa mulher que ainda deve aprontar muito nesse troço de pop.
Eu adoro quando o povo acha um 'nova' Madonna e aí vem ela toda trabalhada na reinvenção e cala a boca de geral.E eu quero estar vivo pra ver isso acontecer.
Beijos!!!!
Leo César.

Jock Dean disse...

Léo, que bom que você gostou. Ajude a divulgá-lo também.
Madonna nunca será batida, ultrapassada. Suas canções são mais atuais a cada dia. Realmente, não há muito o que dizer. Só admirar!

Postar um comentário