segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os melhores clipes de Madonna

Madonna, ao lado de Michael Jackson, foi quem praticamente inventou a maneira de divulgar a música pela TV e seus vídeos são curtas-metragens, geralmente. Listarei apenas dez deles, com seus devidos méritos, mas é bom que fique claro: não há videografia melhor e mais elaborada que a de Madonna. Vê-los seguidos, em ordem cronológica, é uma aula e tanta de música pop. Clique nos títulos para assistir.
10 – Ray of light
Um dia inteiro passando diante dos nossos olhos é a idéia desse vídeo, que é muito gostoso. A cantora está lá, básica, de Levi’s, mas o clipe é bem estiloso e passa por vários lugares do mundo e por vários tipos de ambiente e pessoa.
9 – Bad girl
Dirigido por David Fincher – hoje o premiadíssimo cineasta por trás de “Clube da Luta” e “O Curioso Caso de Benjamin Button” – o vídeo conta a vida estressante e promíscua de uma alta executiva. Com participação de Christopher Walken, interpretando um tipo de “anjo da morte”, o single é visto como um fracasso comercial para a cantora. Mas o clipe é belíssimo.
8 – Music
Grande parte do sucesso da canção veio do clipe: Madonna voltou a ser Madonna, saindo no seu carro tunado e cheio de strippers – a idéia era fazer um vídeo nos moldes dos rappers. O tiro foi certo e a música foi o primeiro number 1 de Madonna desde 1995. Super divertido!
7- Hung up
David LaChappelle não gostou das fotos que tirou de Madonna nos anos 1990 e educadamente recusou o convite de dirigir este vídeo. Ainda bem, pois o sueco Johan Renck fez um trabalho e tanto. Várias pessoas ao redor da Londres suburbana ou underground se contagiam com o hit, ensaiam durante o dia e se encontram para dançar juntos à noite. E dá vontade de fazer o mesmo quando assistimos!

6 – Justify my love
A música foi escrita por Lenny Kravitz, namoradinho da cantora na época. No vídeo, levemente inspirado no filme ítalo-americano “O Porteiro da Noite”, de Liliana Cavani, há referências a sexo gay, bissexualidade, dominação e sadomasoquismo. Tudo mais sugerido do que mostrado, mas, ainda, very hot!
5 – What it feels like for a girl
Depois do divórcio, o clipe parece um recalque do diretor e marido Guy Ritchie com o sucesso da mulher. Mas, na época, o assunto era girl power, violência em quatro rodas e karma em seu sentido mais amplo. A música original é linda, mas o remix usado no vídeo torna tudo mais intenso e merecedor de aplausos.


4 – Take a bow
A paixão de uma mulher por um toureiro mapeiam esse vídeo filmado na Espanha. As metáforas relacionam uma tourada, um velório e o final do relacionamento entre os dois. Um clipe muito bonito que serviu de prova definitiva para que Madonna conseguisse seu papel no filme “Evita”.
3 – Frozen
O homem por trás de “All is full of love” de Björk, Chris Cunningham, ficou responsável por esse que é dos melhores clipes de Madonna. “Frozen” marca o começo de uma nova fase em sua vida: a maternidade, a Cabala etc. Segundo ela, o vídeo é sobre “a tristeza feminina”. Tinha tudo para dar errado lançar o CD “Ray of light” tendo essa canção como primeiro single (afinal, na época, o que fazia sucesso no mundo pop era Spice Girls). Mas a balada e os efeitos especiais conquistaram as paradas.


2 – Vogue
Também dirigido por David Fincher, ele é totalmente inspirado nas fotos de Horst P. Horst. A famosa coreografia com as mãos foi inspirada numa dança feita em boates gays de Nova York chamada “voguing”. Um charme e, até hoje, lembrada por todos na noite. Clássico!
1 – Like a prayer
O videoclipe foi dirigido por Mary Lambert e deu uma polêmica danada. Mesmo que não cantem assim agora, a música relaciona ações sagradas com outras bem profanas. E o vídeo abusou disso, com Madonna beijando um santo e cruzes pegando fogo. Um decotão e os cabelos escuros marcaram a época e ajudaram o hit a se transformar em um hino.

Vários ótimos ficaram de fora, como “Erotica”, “Material girl”, “Nothing really matters”, “Sorry”, “Beautiful stranger” e “Hollywood”. Veja todos eles aqui. Qual o seu favorito?

1 comentários:

Harry disse...

Eu não costumo postar em blogs, mas seu blog me obrigaram a, incrível trabalho .. bela

Postar um comentário