sábado, 28 de agosto de 2010

Parada LGBT de São José de Ribamar é domingo

Sábado (28.08), na Boate Pedrita, a partir das 22h, tem "Special Pride" com o modelo Felipe Panda (Capa da G Magazine). A festa é uma prévia da IV Parada LGBT de São José de Ribamar que acontece domingo (29.08) na cidade balneário. A concentração é a partir das 14 na Avenida Beira Mar. A Banda Energia e os DJs Alisson e Lenadro serão as atrações. O IV Seminário LGBT e o Cine Lésbico completam a programação.

Por Thamirys D'Eça

Pode não parecer, mas entre as plumas, paetês, trios elétricos e a animação contagiante que deverá marcar a IV Parada do Orgulho LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transexuais – de São José de Ribamar, a 32 km de São Luís, que acontecerá neste domingo, dia 29, o objetivo não é de mera diversão. As quase 100 mil pessoas que são esperadas no evento irão lutar contra a homofobia. Com o tema “Travestis e transexuais merecem respeito”, a ocasião será embalada por banda e DJs. Hoje haverá a prévia Special Pride, na boate Pedrita, em São Luís e, em São José de Ribamar, acontecerá seminário a respeito da temática.



A Parada do Orgulho LGBT de São José de Ribamar é a segunda maior do estado, perdendo apenas para a de São Luís, que é a terceira maior do Brasil. Na edição do ano passado, 80 mil pessoas participaram das atividades. Este ano a expectativa é que sejam reunidas até 100 mil pessoas. “No primeiro ano, foram 5 mil pessoas e cada dia evolui porque fazemos um trabalho bem feito. As pessoas vão vendo que é importante defender a causa. O preconceito diminuiu bastante, mas não podemos parar de lutar”, afirma Carlos Garcia, coordenador do evento.


Para a organização da Parada LGBT da cidade balneária este ano, foram necessários, para uma equipe de 15 pessoas, dois meses para serem mobilizados o Grupo Solidário Lilás, que será a entidade responsável pela organização, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o DST-Aids, o Fique Sabendo, o Governo Federal, a Prefeitura de São José de Ribamar. Para fazer a segurança, a Polícia Militar também foi acionada.


A novidade deste ano é que o evento será realizado na orla da cidade. A concentração na Avenida Beira Mar acontecerá a partir das 14h. A animação nos trios elétricos serão por conta da Banda energia e dos DJs Leandro e Alisson. “Nós mesmos escolhemos o repertório, que será o que sabemos que agradará o público. A festa deverá durar até às 2h da manhã e é uma forma de reivindicação, que todos podem ir prestigiar. Não somos minoria, somos cidadãos”, relata Carlos Garcia.


Com o tema “Travestis e transexuais merecem respeito”, além da festa, será realizado também um trabalho de conscientização e prevenção. “Escolhemos este tema porque os travestis e transexuais são os que mais sofrem preconceitos e agressões”, considerou Carlos Garcia. Na data, serão distribuídos preservativos e informativos sobre prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).


Com o mesmo tema, hoje, acontecerá na Casa de Evento Cabana do Mar, a partir das 8h30, o 4º Seminário LGBT São José de Ribamar. Serão feitos debates e três mesas-redondas. A primeira, às 9h30, tratará a respeito do Projeto “Deusa Afrodite” – programa de prevenção voltado para travestis e transexuais. A segunda, às 13h30, será sobre direitos humanos, nome social e espaços institucionais de travestis e transexuais. E a última discutirá como desenvolver a campanha Fique Sabendo sem estigma e preconceito. Terá ainda, às 16h, palestra com o carnavalesco, historiador e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Eugênio Araújo.


O acontecimento não se restringirá, porém, somente à São José de Ribamar. Em São Luís, hoje, acontecerá uma prévia do evento a partir das 22h na Boate Pedrita. A festa foi intitulada Special Pride e terá participação de gogo boys e gogo girls. A atração especial será o paulista Felipe Panda, que foi capa da revista G Magazine.


Além da Parada do Orgulho LGBT de São José de Ribamar, no Maranhão acontecem ainda movimentos semelhantes e mais outros nove municípios: São Luís, Paço do Lumiar, Bacabal, Vitória do Mearim, São Mateus, Caxias, Pindaré, Itapecuru e Pinheiro.

Nesse sábado, a partir das 8h30min, ocorre ainda o IV Seminário LGBT São José de Ribamar. Com o tema "Travestis e Transexuais merecem respeito" serão discutidos a prevenção dem saúde voltada para travestis e transexuais, os direitos humanos desse grupo, como a adoção do nome social em diversos espaços institucionais, além da Campanha "Fique atento" para combater o vírus HIV. Amanhã acontece o Cine Lésbico a partir das 8h. As duas atividades serão sedidas no Cabana do Mar.

0 comentários:

Postar um comentário