sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uns versos

Enquanto espero, escrevo uns versos, depois rasgo.
(Adriana Calcanhotto)

Sexto sentido. Dizem que existe. Algumas pessoas juram que tem. Eu fico em cima do muro quanto a isso, mas ontem, se é que existe e eu tenho sexto sentido, eu deveria tê-lo seguido. Era para ser apenas uma saída de amigos, algumas cervejas e um papo displicente. De alguma forma eu senti que seria bem mais que isso e que eu não voltaria para casa tão animado quanto saí. E foi exatamente isso que aconteceu.



Um local novo para mim, agradável, música boa, gente divertida, cerveja gelada. A noite foi seguindo e o papo tomando novos rumos até que eu sumi. Não, não havia ido embora. Estava lá, ainda, sentando à mesa, prestando atenção desesperadamente às letras das canções que embalavam as conversas alheias para não ouvir e ver o que se passava ao meu redor, mas especificamente na minha mesa. Eu ainda estava sentado lá e assim fiquei até o fim da noite, mas era como se não estivesse, de repente fiquei invisível.


A noite que prometia ser agradável e cheia de boas lembranças transformou-se em sofrimento. Das lembranças ficaram as lágrimas derramadas, os socos trocados, a raiva exteriorizada, o desapontamento, um pedaço de papel com três pedidos de músicas anotados guardados no bolso detrás da calça e uns versos desesperadamente repetidos como mantras para não deixar aflorar os sentimentos de vez.
Dentre esses versos estão:


“Às vezes fujo pro meu pedestal, faço tudo prá não cair, mas quando desço, eu desço tão mal de que me adianta fugir?”

“O mais caro me negavas que era todo o teu amor.”

“Tu me ofendes, tu serás o ofendido, pois quem com o ferro fere com ferro será ferido.”

“Hoje eu quero a rosa mais linda que houver, quero a primeira estrela que vier para enfeitar a noite do meu bem.”

“Andei sozinha, cheia de mágoas, pelas estradas de caminhos sem fim. Tão sem ninguém que pensei até em morrer, em morrer.”

“Ah! Se eu tivesse quem bem me quisesse esse alguém me diria: ‘desiste, essa busca é inútil’. Eu não desistia.”

“Eu que não sei quase nada do mar descobri que não sei nada de mim.”

“Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim, continua sempre que você responde sim à sua imaginação. A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não.”

“Dorme, menino grande que eu estou perto de ti. Sonha o que bem quiseres que eu não sairei daqui.”

Há outros, muitos outros, mas esses me marcaram mais. Para descrever como me sinto hoje após a noite de ontem deixo-lhes alguns versos da Marina Lima que não fizeram parte da set list de ontem, mas que são perfeitos para me descrever.


Estou assim – Marina Lima

Estou assim
Como o mar que não chega na areia
Estou assim
Com esse sangue estancado na veia
Até você me ligar


Estou assim
Como um mês que não passa do meio
Tão assim
Esperando esse amor que já veio
Até você se tocar

Fivelas, cremes, incensos
São tantos produtos
Tantas preocupações
E esses labirintos do meu coração
Mas eu sei que quero, amor
E o que você disser será aceito

Estou assim
Um talento por pouco perdido
Quase assim
Como um som que não quer ser ouvido
Até você me amar

Estou assim
Com esse cisco caído no olho
Tão assim
Uma lata vazia de molho
Até você me cansar

Cigarros, aspirinas, restos de perfume no frasco
Tantas saudades
Tantas indagações
Nesses labirintos do meu coração
Mas eu sei que quero amor
E o que você disser será aceito

5 comentários:

Phellipe disse...

Como você sofre, meu bem, e você não merece todo esse pesar. Você é a pessoa mais linda do mundo, a mais especial. Nunca conheci um cara mais carinhoso, dedicado, preocupado, com o coração tão grande quanto o seu. Você faz esse tipo insensível, durão, mas é como de porcela, quebra com um toque um pouco mais rude.
Você é muito melhor que todos nós. Você ama com exclusividade. Não conheço nenhum outro cara que tenha essa visão tão pueril, forte e sincera sobre o amor. Quem quer que seja esse cara que mereceu 4 postagens no seu blog, ele tá perdendo a chance de viver o maior e melhor amor do mundo.

dema_digao disse...

Own meu querido. Me pergunto sempre o motivo de sofrermos tanto por amor... Amamos intensamente e de verdade, mas sempre colhemos o que não queremos. Essa pessoa que está lhe impondo tanto sofrimento não quer de fato conhecer essa pessoa tão maravilhosa e carinhosa.
Estou pra te apoiar meu querido. Sempre viu? Conte com o seu baiano sempre. bjs

Ellen disse...

Olá, Jock. Quanto tempo, hein?
Leio seu blog desde a primeira postagem. Lembro que se chamava "Decepções" e de lá para cá inúmeros outros textos com a marcação "Memória fora de hora" foram postados aqui. Como disse o Phill: "Como você sofre, meu bem, e você não merece todo esse pesar." E você não merece mesmo.
A dor e o sofrimentos não são inevitáveis, inseparáveis e nem todos encontram alguém que os ame. Isso é duro, mas é a realidade de muita gente desde que o mundo é mundo. Talvez esse seja o seu destino, meu caro.
Mas quem disse que não podemos lutar contra o destino, embora, às vezes, não consigamos mudá-lo. E isso você faz desesperadamente. É como se você estivesse afundando no mais profundo e escuro mar e ainda assim lutasse, mesmo sem forças, para nadar, atingir a superfície e respirar.
E é exatamente assim que você está, afundando em um profundo, escuro e desesperançoso mar de mágoa no qual se transformou seu coração ao longo da vida. Sempre que leio um novo texto seu da seção "Memória fora de hora" lembro dos versos do Chico que dizem: 'deixe em paz meu coração que ele é um pote até aqui de mágoa e qualquer desatenção, faça não, pode ser a gota d'água'.
E para você a gota d'água já caiu há muito tempo, não é mesmo? Mas ainda assim você resistiu até o último minuto de força para não deixar o balde transbordar e esparramar toda a sua mágoa pelo chão frio. Tanto é que somente agora e aos poucos você tem tirado o excesso de água do balde, mas sempre cuidando para não derramá-lo.
Faça isso, chore, sofra, derrame seu balde de desilusões e quando você não tiver mais forças, não conseguir mais andar ou respirar, apenas se jogue no chão e morra. Não sinta, não pense, não faça nada, morra e deixe-se ficar por que você é um vencedor e muito mais forte do que parece.
A morte não é fim, pelo menos não para todos e, sobretudo, não para você que é como a fênix. Mesmo depois de morto você vai levantar suas mãos e abrir a unha seu próprio peito e arrancar de lá seu coração mortalmente ferido e completamente morto. Depois vai esperar que outro nasça no lugar.
Então seu corpo ganhará nova vida e você levantará para, talvez, sofrer mais um pouco, ou não. Quem pode saber? E sabe por que tudo isso? Por que você é um grande homem e esse é o destino dos grandes homens, sacrificar-se, de alguma forma, pelos outros.
Quantos dos seus amigos gays, Jock, dedicariam seu tempo defendendo seus iguais como você faz aqui? Não, eles estão ocupados demais se trocando por algumas gotas de orgasmo, mas e depois que isso acaba o que sobra? Nada! E quanto aos teus textos? O que sobre depois que alguém os lê? Esperança. Consciência. Crescimento. Autoconfiança.
Você segue, Jock, tentando fazer as coisas conforme seus princípios, mas nem todos são como você, meu caro. Você não sente tesão, nem paixão, nem desejo. Você ama. Você tem pressa. Você não tem tempo para frugalidades. Você se esforça mais que todos por que quer o melhor e não a superficialidade das ilusões.
Você tem o maior coração do mundo. Tenho certeza que logo na manhã seguinte perdoou-os apesar de tudo e assim que os (re) encontrar abrirá um sorriso farto e oferecerá a segurança do seu abraço e lhes dedicará novamente todo esse amor. É por isso que eles correm sempre para você quando precisam de abrigo, mesmo que tenham te negado isso.
Também não sei quem é esse rapaz que mereceu 4 ou 5 textos no teu blog, mas sabe ele não quer se envolver contigo por que no fundo ele sabe que é pequeno demais para você. Ele pode não ser sincero contigo, mas é sincero consigo mesmo. Ele deve perceber nos teus olhos essa força oculta e toda a pureza do teu amor para o qual ele não é digno. Você pode até não achar o grande amor da sua vida, mas terá a felicidade de não viver um amor pela metade por que você não aceita viver menos que isso e essa virtude é para quase ninguém.

Anônimo disse...

Cara, como disseram Leoni e Toller:
"Garotos perdem tempo pensando em brinquedos e proteção, romance de estação, desejo sem paixão. Qualquer truque contra a emoção."

Não te conheço, mas pelo que leio aqui, você dev ser bem melhor do que ele.

Jock Dean disse...

Obrigado meninos pelos comentários. Apesar da distância, é bom saber que tenho vocês em algum lugar do mundo. "Anônimo", obrigado também. Vou dar uma sacada nessa música do Leoni.

Postar um comentário