segunda-feira, 4 de outubro de 2010

LGBT News - Eleições 2010

Ontem (03.10), 135,8 milhões de eleitores foram às urnas para decidir sobre o Brasil do pós-Lula. Depois de oito anos sob o comando do petista, os brasileiros precisavam escolher o sucessor do presidente de popularidade recorde. Além do novo nome que ocuparia o Palácio do Planalto, estavam em jogo 27 governos estaduais, dois terços do Senado e toda a Câmara de Deputados.

A eleição do novo presidente ficou para o segundo turno, quando disputarão Dilma (PT) e Serra (PSDB). Dos 27 estados do país, 9 decidirão no segundo turno quem os governará pelos próximos quatro anos: Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Paraíba, Piauí, Roraima, Pará, Amapá e Alagoas.

Cientes da importância do voto consciente para garantir a cidadania de todos os cidadãos, diversos grupos fizeram campanha para os candidatos que defendiam as suas causas. Dos candidatos que assinaram o Termo de Compromisso da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), foram eleitos um governador, uma senadora, 17 deputados federais e 25 deputados estaduais.


Jean Willys, eleito deputado federal pelo RJ

Apesar da reação dos evangélicos e católicos (leia comentário do blogueiro na coluna de hoje, aqui) que alavancaram Marina Silva (PV) e levaram as eleições presidenciais para o segundo turno, os LGBT conseguiram um avanço com as eleições deste domingo elegendo o primeiro deputado federal gay assumido eleito com uma plataforma LGBT, o ex-big brother Jean Wyllys pelo PSOL-RJ (à esquerda), com 13.018 votos, 0,16%, do total das urnas fluminenses.

Alírio Neto, eleito deputato distrital
Além disso, houve ainda a reeleição de Alirio Neto do PPS-DF, deputado distrital conhecido por defender a causa LGBT (à direita).

São Paulo foi o estado mais elegeu políticos pró-gays. Foram 6 deputados federais e 5 estaduais. No Maranhão (estado onde moro), nenhum candidato assinou o Termo de Compromisso, mas esperamos que esses eleitores não sejam relegados. Confira abaixo a lista dos aliados e gays eleitos:


Governador:
Bahia
Jaques Wagner (PT)

Senador:
Bahia
Lídice da Mata (PSB)


Deputados federais:
Bahia
Nelson Pelegrino – PT


Ceará
Artur Bruno – PT
Distrito Federal
Erika Kokay - PT


Paraíba
Luiz Couto - PT
Pernambuco
Mauricio Rands - PT
Piauí
Átila Lira - PSB
Marllos Sampaio - PMDB
Paraná
Dr. Rosinha - PT


Rio de Janeiro
Jean Wyllys – PSOL - Gay
Rio Grande do Sul
Manuela D’Ávila – PcdoB
Paulo Pimenta - PT


São Paulo
Ivan Valente - PSOL
José Aníbal - PSDB
Paulo Teixeira - PT
Mara Gabrilli - PSDB
Vicente Candido – PT
Roberto Freire - PPS

Deputados estaduais:
São Paulo
Bruno Covas - PSDB
Carlos Giannazi - PSOL
Mauro Bragato - PSDB
Samuel Moreira - PSDB
Barros Munhoz - PSDB
Bahia
Bira Coroa - PT
Marcelino Galo - PT
Maria Del Carmen - PT


Distrito Federal
Alirio Neto - PPS - Gay
Arlete Sampaio - PT
Eliana Pedrosa - DEM
Wasny de Roure - PT
Espírito Santo
Claudio Vereza - PT


Goiás
Mauro Rubem - PT
Minas Gerais
Luiz Humberto Carneiro - PSDB
Luiza Ferreira - PPS
Pará
Bernardete - PT
Edmilson Rodrigues - PSOL


Pernambuco
Isaltino Nascimento - PT
Paraná
Fabio Camargo - PTB
Professor Lemos - PT
Tadeu Veneri - PT


Rio de Janeiro
Carlos Minc - PT


Rio Grande do Sul
Raul Pont - PT
Santa CatarinaAngela - PCdoB

6 comentários:

Dan Teshuqah disse...

Olá, Jock, ando lendo seu blog. Quero te parabenizar. Sou contista. Estou ousando narrativas tendo como referência o universo GLBT, além de outros. Seu blog me tem sido mto útil em minhas pesquisas sobre esse segmento social que vc aborda com tanto esmero. Parabéns.

Jock Dean disse...

Olá. Bom dia. Obrigado por nos acompanhar. Fico satisfeito em saber que esse espaço tem servido para tantas coisas boas. Vou querer ler seus contos quando possível. Abraços...

Bonter disse...

Que boa notícia, não só essa, também a diminuição da bancada evangélica. Para os próximos anos com os debates sobre união e adoção homoafetiva, uma conquista importante.

Rossane disse...

Bom saber disso, pois precisamos de pessoas para representar diferentes classes e não continuar elegendo pessoas preconceituosas e sem informações.

Jock Dean disse...

Bonter e Rossane, nessa eleição tivemos uma boa resposta. Muitos candidatos que apoiam a causa gay foram eleitos. Ainda não é um número que possa fazer a diferença necessária, mas já o suficiente para pôr o assunto em pauta com mais propriedade. Esperemos.

Telma Maciel disse...

Jock, fiquei feliz com as notícias! Não acompanhei mto bem os candidatos eleitos pq ainda tô caminhando no sentido de melhor entender o que deveria fazer cada um desses seres. Mas já me anima saber que temos mais pessoas envolvidas com direitos humanos no geral!
Um beijo!

Postar um comentário