domingo, 13 de março de 2011

Bar em Paço do Lumiar (MA) tem banheiro exclusivo para gays

Um banheiro exclusivo para gays foi criado há quatro anos em um bar do município de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, capital do Maranhão. Segundo o proprietário, a medida foi reivindicada por parte da clientela que não se sentia a vontade em dividir o espaço com homossexuais, gerando até mesmo discussões entre os clientes.

O espaço se transformou em uma espécie de atração da casa de festas, sendo constantemente fotografado por curiosos e turistas. No começo o banheiro era pouco freqüentado pelo público a qual foi destinado. Situação que mudou com o tempo. “Os gays se acostumaram e até gostaram da idéia e a gente tem a preocupação de não deixar que os homens héteros utilizem ou baguncem o local”, afirmou Heleno Guimarães, o dono da Choperia Tropical.

De acordo com ele a presença de travestis no banheiro feminino era motivo de espanto e algumas brigas, motivadas em grande parte pelas senhoras que freqüentavam o local. Mais discretos, parte da clientela masculina alegava secretamente o desconforto em dividir o banheiro com alguns gays, que aproveitavam a reserva do espaço para investidas.

A solução que esse microempresário de 66 anos resolveu tomar para acalmar os ânimos é para ele motivo de orgulho. Heleno Guimarães acredita que o banheiro exclusivo para gay, como diz o título indicativo pintado, à mão é inovador e serve de exemplo para outros bares e restaurantes. “Na minha opinião, deveria haver banheiros como esse em todos os lugares”, comentou.

Os militantes dos direitos LGBTs na capital consideram o espaço um símbolo de discriminação.


Bem, eu não acho que a medida seja a ideal, além de isso não significar a ausência ou quebra de preconceitos no local, afinal, clientes do bar incomodados (???) em dividir os banheiros com os LGBTs é que solicitaram a existência do espaço. Mas e você, caro leitor, o que pensa sobre?

7 comentários:

Papai Gay disse...

Acho a coisa mais absurda do mundo, me lembra os assentos exclusivos para negros no final dos ônibus, esse bar tem que ser multado!

Telma Maciel disse...

Não é inclusão, né? É exclusão. É criar um espaço especial para os LGBT's para que fiquei de fora do que se usa normalmente.
A questão das investidas? Saiba se impor com respeito, oras! O tal banheiro virou, como vc escreveu lá, atração turística... uma pena...
Bjks

Anônimo disse...

E porque não um banheiro exclusivo para preconceituosos ?

Anônimo disse...

eu num quero um gay no mesmo banheiro que eu.

Anônimo disse...

Paulo disse...

Tem gente que não quer ficar com um gay no mesmo banheiro, né? Tamanha insegurança leva a pensar que ele vai ter que parar de fazer as necessidades.

Jock Dean disse...

Gente, se a pessoa se sente incomodada com a presença de um gay no mictório ao lado, basta ir ao box e se trancar. Simples. No caso do banheiro feminino, o box garante total privacidade. Criar locais específicos para LGBTTs só aumenta a segregação.

Unknown disse...

as pessoas tem mais que si unirem, isso so vai isolar nois gays do mundo. Somos todos pesssoas não vamos deixar que o preconceito devaste mais ainda o mundo.

Postar um comentário