terça-feira, 31 de maio de 2011

Sexualidade é tema de pesquisa na UFMA de Imperatriz

por Wabner Figueiredo
ASCOM/UFMA-Imperatriz

‘Diálogos e Interseções em Sexualidade’ (Dintersex), este é nome do grupo de pesquisa coordenado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, campi Imperatriz), Jonas Alves da Silva Junior. Segundo ele, a ideia de criar o grupo nasceu da percepção de que diferentes grupos tratam as questões de gênero de forma diversa, e muitas vezes, preconceituosa.

“A reprodução cultural dos modelos de gênero, muitas vezes, evidencia a dificuldade dos cidadãos em discutir as questões relacionadas ao masculino/feminino e sua diversidade na gramática social”, diz. Ele acrescenta que as atitudes das pessoas acabam por retirar do espaço social “as sexualidades”, como se fosse possível separar essa esfera da construção integral dos sujeitos.

O grupo iniciou em novembro de 2010, quando uma equipe de professores organizaram um seminário sobre gênero e sexualidade na UFMA de Imperatriz. O Dintersex, atualmente, conta com cinco pesquisadores, sendo três da UFMA e dois de outras instituições. E tem dez estudantes de três cursos, Pedagogia, Comunicação Social e Enfermagem. “Hoje não temos um processo de seleção para novos participantes, talvez, no futuro, quando o grupo estiver mais estabelecido, possa haver algum processo seletivo”, destaca o professor.

O Dintersex tem por objetivo promover estudos e pesquisas sobre a sexualidade humana, enfatizando o dialogo e as interseções deste tema entre as diversas áreas do conhecimento, ao considerar os aspectos educativos, sociais, históricos e culturais desta temática. Além disso, organiza pesquisas interdisciplinares sobre sexualidade, gênero e diversidade sexual.








0 comentários:

Postar um comentário