terça-feira, 28 de junho de 2011

Orgulho LGBT: porque tê-lo?

Em 28 de junho de 1969 acontecia em Nova Iorque (EUA) um evento que ficou internacionalmente conhecido como a “Rebelião de Stonewall”. O conflito foi um conjunto de episódios de embate violento entre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros e a polícia de Nova Iorque.


Stonewall foi um marco por ter sido a primeira vez que um grande número do público LGBT se juntou para resistir aos maus tratos da polícia para com a sua comunidade e é hoje considerado como o evento que deu origem aos movimentos de celebração do orgulho gay, pois no dia 1 de julho de 1970, quando foi lembrado um ano do ocorrido, aconteceu uma marcha que reuniu centenas de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. A marcha é tida como a precursora das atuais Paradas do Orgulho LGBT.

Por ser uma data cheia de significados, o 28 de junho é celebrado como Dia do Orgulho LGBT. Essa semana discutiu-se muito sobre o Orgulho LGBT e até mesmo o Orgulho Hétero ganhou o topo dos Trending Topics Brasil – lista em tempo real dos assuntos mais comentados no Twitter. Com isso houve quem reclamasse da “pretensão” da comunidade LGBT em levantar tanto a bandeira do Orgulho Gay e da mesma forma houve quem discordasse da atitude dos twitteiros héteros de plantão em manifestar orgulho da sua orientação sexual.

Pois bem. Vou falar algo óbvio. Mas tem gente que parece sofrer de carência interpretativa ou apenas faz questão de não somar 2 e 2. Claro que qualquer pessoa pode e deve sentir orgulho de si, do que é e possui, desde que, obviamente, isso não represente qualquer tipo de violência contra qualquer pessoa. E é justamente essa questão que as pessoas parecem não compreender.

Orgulho LGBT é um conceito segundo o qual gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros devem ter orgulho da sua orientação sexual e identidade de gênero. A palavra ‘Orgulho’ é usada neste caso como um antônimo de ‘Vergonha’. Ainda hoje o sentimento de vergonha é utilizado para oprimir indivíduos LGBT, pois desde criança somos estimulados a pensar que apenas a heterossexualidade é a orientação sexual honesta, correta, natural. Orgulho neste sentido é uma afirmação de cada indivíduo e da comunidade como um todo.

Imagina crescer ouvindo que ser gay é demérito, é doença, é pecado, é abominável, é vergonhoso, é nojento, é criminoso, é humilhante. Por que alguém iria querer ser isso? Mas acontece que eu não escolhi ser gay. Eu nasci gay. Na minha adolescência, enquanto alguns meninos desejavam as meninas, eu desejava outros meninos.

Mas eu não queria ser gay. E por quê? Por que eu tinha vergonha de ser gay. Somente quando eu senti orgulho de quem sou é que eu me senti pleno e pude viver sem me sentir culpado, sem o medo de ser penalizado pela família, pelos amigos, pela sociedade.

O orgulho LGBT é antes e acima de tudo um sentimento de auto-aceitação. Nenhum gay ‘sai do armário’ se não tiver orgulho de si e sair do armário é o momento mais difícil da vida de um homossexual, pois é você contra o mundo. É o mundo, e muitas vezes isso inclui sua família e amigos, virando as costas para você.

Então por que insistimos nessa de orgulho gay se temos que lidar com as piadinhas na escola, no trabalho, nas ruas? Por que sentimos orgulho de sermos apontados na rua sob risos e comentários de “lá vai a bichinha!”. Por que sentimos orgulho de passar por uma série de constrangimentos só porque alguém acha que gays não tem direito aos mesmos direitos que ‘as pessoas de bem’?

Sentimos orgulho justamente por isso. Porque não é fácil acordar todas as manhãs tendo a certeza que alguém vai tentar te deixar para baixo só porque você é gay e ainda assim ter ânimo para pôr a cara na rua. Temos orgulho da nossa força e da nossa capacidade de sermos felizes apesar de tanta torcida contra.

O fato é que a maioria das pessoas que levantam a bandeira do 'Orgulho heterossexual' quer ver a homossexualidade de volta ao gueto; não mais. Um forte abraço a todos os LGBTs que sentem orgulho de si todos os dias e força àqueles que ainda não fizeram seu Stonewall, um dia vocês também vão conseguir.

1 comentários:

Bonter disse...

O orgulho é gay importante, por toda a história colocada nesse post, e porque como diz na música da Lady Gaga: "Você nasce deste jeito". Negar a própria sexualidade para agradar os otros, para mim é falta de personalidade, coisa que desprezo.
Mas não basta ter orgulho 1 dia no ano como muitos fazem, ou usar como "marca de roupa", porque quer chamar atenção.
Dia para se lembrar as meninas lésbicas assassinadas e os espancados nas avenidas. Orgulho deles que sofreram, mas não desistiram de tentar ser feliz.

Postar um comentário