quinta-feira, 7 de julho de 2011

Defensoria Pública do Maranhão capacita funcionários para atendimento ao público LGBT

Para garantir um espaço de respeito e acolhimento às demandas do público LGBT, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) promoveu o curso de capacitação “Direitos Humanos para a População LGBT”, direcionado ao quadro de funcionários da instituição, especialmente àqueles que trabalham no atendimento ao público. A capacitação foi idealizada pela titular do Núcleo de Defesa da Mulher e da População LGBT, Ana Lourena Moniz.

Além da defensora, participaram do evento, o defensor geral, Aldy Mello de Araújo Filho, a subdefensora, Mariana Albano de Almeida, o coordenador geral do grupo Gayvota, Airton Ferreira, a presidente do Grupo Solidário Lilás, Babalu Rosa, o presidente do Fórum de ONG’s LGBT, Jorge Beckman e o coordenador do Grupo Passo Livre, Herberth Sousa.

A humanização do atendimento à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) é mais uma ação da Defensoria, que, recentemente, baixou uma resolução, decretando a utilização do nome social no âmbito da Defensoria. O nome social é a identificação através da qual as travestis e transexuais se reconhecem e são reconhecidas socialmente.

Defensores, servidores e estagiários tiveram, durante o treinamento, a oportunidade de discutir a construção de um padrão de atendimento personalizado, que respeite as características do público LGBT.

“Nosso objetivo é construir, de forma compartilhada com a sociedade civil organizada, um modelo de atendimento diferenciado que considera as peculiaridades desse público, de modo que Defensoria também venha a ser referência na defesa da cidadania da população LGBT, assim como já é reconhecida na defesa dos direitos do idoso, criança, adolescente e pessoas com deficiência”, explicou Aldy Mello Filho.

Durante a capacitação, o palestrante e coordenador do grupo Gayvota, Airton Ferreira, elogiou a iniciativa da Defensoria e destacou a importância dessa sensibilização, na busca da garantia de direitos da população LGBT. “É fundamental que o povo conheça a nossa necessidade de sermos respeitados, e assim, levantem essa bandeira junto conosco. Acredito que a iniciativa de criar o núcleo foi genial, pois só assim a população LGBT será ouvida com deve ser.

A presidente do Grupo Solidário Lilás, Babalu Rosa, falou sobre o universo das travestis e transexuais e da importância de serem identificadas por seus nomes sociais. Ela citou inúmeras ocasiões em que foi vítima de constrangimentos em locais públicos ao ser chamada por seu nome de registro.

Durante o encerramento, a defensora Ana Lourena Moniz, afirmou que a capacitação ajudará os funcionários a compreender melhor as demandas desse público. “É sempre necessário termos a cabeça aberta e estarmos dispostos a ouvir e buscar o conhecimento para entender as diferenças. A Defensoria é um espaço destinado a todas as pessoas em qualquer situação. Estamos aqui para auxiliá-los”, finalizou.

Fonte: Defensoria Pública do Estado do Maranhão

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao povo maranhense!!! Espero que restante do país siga esse exemplo!

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