quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Câmara de Vereadores pode conceder título de cidadão de São Luís a Silas Malafaia

Enquanto a Câmara de Vereadores de São Paulo aprova o Dia do Orgulho Hétero, aqui em São Luís a vereadora Rose Sales (PCdoB) pôs em votação hoje (02 de agosto) o projeto de Decreto Legislativo 010, de sua autoria, que concede Título de Cidadão de São Luís ao pastor Silas Malafaia. O motivo dessa homenagem? Simples! Assim como Malafaia, Rose Sales é evangélica.

Silas Malafaia chega a São Luís no dia 19 deste mês onde realizará encontros religiosos da “Cruzada Evangelística Vida Vitoriosa Para Você”, nos dias 20 e 21, no Aterro do Bacanga e a vereadora quer aproveitar o ensejo para homenagear o pastor.

Líder da Igreja Assembléia de Deus – Vitória em Cristo, Malafaia é conhecido nacionalmente por suas manifestações através de textos e vídeos em se posiciona violentamente contra a homossexualidade.

Em junho de 2008, liderou uma manifestação diante do Congresso Nacional, contra o projeto de Lei 122/2006, que se aprovado criminalizaria a homofobia, afirmando que “o projeto não protege os direitos dos homossexuais, mas sim lhes dá privilégios, pois suas condutas não poderiam mais ser criticadas ou desestimuladas”, além de se referir ao projeto como “a primeira porta para a pedofilia."

Malafaia já afirmou diversas vezes que os LGBT estão condenados ao inferno, já espalhou outdoors pelas ruas do Rio de Janeiro pregando a discriminação por orientação sexual, além de ter feito uma série de outros atentados verbais contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.

A autora do projeto, Rose Sales
O projeto de Rose Sales foi posto em votação na sessão dessa terça-feira pela vereadora, mas teve sua apreciação adiada por 72h por causa de um pedido de vistas do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) que afirmou que a concessão desse título ao pastor Silas Malafaia “é um total desrespeito à dignidade humana, já que o evangélico tem discriminado a condição sexual dos grupos de homossexuais em suas pregações midiáticas”.

Rose Sales justificou a concessão do título afirmando que é serva do senhor e que até Cristo livrou uma prostituta (Maria Madalena) de ser apedrejada. Ela alegou que o evangélico Silas Malafaia não é homofóbico.

Os grupos de defesa dos direitos da população LGBT que atuam na região metropolitana de São Luís, Gayvota, Lema, Solidariedade Lilás, além de representantes de profissionais do sexo, Aprosma e Tebas, acompanharam a sessão, protestando contra a proposta da vereadora que foi vaiada pelos manifestantes.


Vereador Ivaldo Rodrigues (PDT)

O vereador Chico Viana (PSDB) também se posicionou contra o projeto “pela condição de discriminação à condição sexual da pessoa humana, sempre manifestada pelo pastor Silas Malafaia” e lembrou que recentemente foi aprovado na Câmara Municipal, um projeto de lei, de sua autoria, que impede a discriminação sexual nas instituições públicas e privadas do município de São Luís.

O projeto de Decreto Legislativo deve voltar para apreciação e votação em plenário, na próxima semana. Os grupos LGBT prometem voltar ao Legislativo para se manifestar contra a iniciativa da vereadora Rose Sales e impedir a aprovação do decreto.

Bem, independente de eu ser gay, acho que a concessão desse tipo de honraria deve ser feito levando em consideração o bom senso. Primeiro, a vereadora foi clara ao afirmar que propôs o projeto por ser evangélica. Será se ela não sabe que, segundo a Constituição, o Brasil é um país laico e que, por isso, questões religiosas e pessoais não podem se sobrepor ao respeito que nossos representantes devem à Constituição?

Segundo, porque promover uma pessoa que não faz outra coisa além de incentivar o ódio, a intolerância, a discriminação, o desrespeito aos cidadãos só por eles terem um comportamento diferente do seu?

Terceiro, o que Malafaia fez pela população ludovicense? O vereador Francisco Carvalho (PSL) não poderia dar justificativa mais contundente, sensata, imparcial e em harmonia com nossa Constituição: “sou contra a concessão dessa comenda a quem não seja maranhense e quem nunca tenha prestado serviços relevantes ao povo de São Luís”. Precisa dizer mais, Rose Sales?

Espero que os três vereadores consigam manter a coerência do debate na próxima semana e impedir que esse projeto seja aprovado.

Com informações do Blog do Mário Carvalho.

1 comentários:

Anônimo disse...

Creio que a maioria das pessoas que leem este texto, creem na Bíblia como a palavra de Deus (e é)também dizem crer em Deus = Jesus...nesse caso, o pastor Silas não é homofóbico, ele apenas defende o que a BÍBLIA nos diz: Deus criou o homem e a mulher = ambos casariam e multiplicariam a humanidade, a família foi constituída por Deus. E tudo o que foge dessa palavra, é errado, ou seja, pecado (ponto de vista espiritual e moral). Ele e muitos são contra a prática pervertida e não contras as PESSOAS que fazem tal escolha...existe uma grande diferença entre uma coisa e outra. Me admiro, Francisco Carvalho , como evangélico, se opôr usando esse argumento. Espero que todos compreendam. Abraço!

Postar um comentário