segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Abertas as inscrições para a II Conferência Estadual LGBT no Maranhão

Como parte das ações para promover o respeito aos direitos humanos da população LGBT, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc) promove nos próximos dias 16, 17 e18 de novembro, no Grand São Luís Hotel (Centro), a II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Este ano o tema será “Por um Maranhão livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”.

Durante os três dias de debates, diversas lideranças do movimento LGBT de todo o Maranhão estarão presentes para discutir e buscar novos parâmetros que efetivem as políticas públicas para a população LGBT no estado. “A Conferência Estadual é o espaço de fortalecimento para que a população LGBT possa se articular e discutir temáticas que promovam a cidadania homossexual e assim debater formas que possam combater e retirar da sociedade qualquer prática homofóbica. Além disso, será um espaço para troca de experiências”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira.

Na programação, temas como “Análise do contexto nacional e estadual: enfrentamento das violências e da vulnerabilidade relacionadas à população LGBT nas zonas rural e urbana”; “Construção de políticas públicas de combate à pobreza da população LGBT”; “Garantia de trabalho digno e sem discriminação por orientação sexual e identidade de gênero” farão parte das discussões.

Além destes, grupos de trabalhos nas áreas de Cultura; Turismo; Esporte e Lazer; Saúde; Educação; Assistência Social e Combate a Pobreza; Segurança Pública e Acesso à Justiça; Mulher; Igualdade Racial e ainda Trabalho, Emprego e Renda discutirão a atuação dos órgãos governamentais na esfera estadual para a defesa e garantia dos direitos humanos.

Inscrições - As inscrições são destinadas ao poder público, sociedade civil organizada e demais interessados. Quem desejar se inscrever deve preencher a ficha de inscrição disponível no site da Sedihc, no endereço (www.sedihc.ma.gov.br) e depois enviá-la para o e-mail da organização do evento. Segundo a Comissão Organizadora, as vagas são limitadas.

Durante o encontro acontecerá, ainda, a eleição para a escolha dos delegados que representarão o Maranhão, na Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT, que será realizada em Brasília, no período de 16 a 18 de dezembro deste ano.


Fonte: Agência de Notícias do Governo do Estado do Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário