quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Faltam 30: Ajuste para voar

O parto da girafa é feito com ela em pé, de modo que a primeira coisa que acontece com o recém-nascido é uma queda de aproximadamente dois metros. Ainda tonto, o animal tenta firmar-se nas quatro patas, mas a mãe tem um compromisso estranho; ela dá um leve chute, e a girafinha cai de novo ao solo. Tenta levantar-se, e é de novo derrubada. O processo se repete várias vezes, até que o recém-nascido, exausto, já não consegue mais ficar de pé. Neste momento, a mãe novamente o instiga com a pata a levantar-se. E já não o derruba mais. A explicação é simples: para sobreviver aos animais, é preciso levantar-se rápido.

É, a vida de uma girafa já começa complicada. Um mero descuido, um erro milimétrico e o salto para a vida pode tornar-se uma queda para a morte. Mas a natureza não costuma falhar, não é mesmo? E o que eu quero dizer com o parto da girafa? A vida é uma sucessão de desafios. Dormir à noite é o maior deles. Acordamos pela manhã e a única certeza que temos é que vamos sair de casa. A cidade é a nossa selva e tal qual a girafinha precisamos estar prontos para vencer os predadores.

Quando chega o fim do ano ficamos com aquela sensação de que não fizemos tudo que deveríamos. Que poderia ter sido mais e melhor. Oras, estamos onde temos que estar. Não adianta chorar sobre o leite derramado, então vamos pensar em como ordenhar melhor a próxima vaca ou em como fazer do ano novo um ano melhor.

Para além do clichê, 2012 será um ano diferente, cheio de novidades. De fato, será um novo começo e enquanto dezembro não nos dá tchau, estou aqui ajustando minhas asas para os novos voos. Vocês pensaram mesmo que eu não incluiria nenhuma música de Santa Cher na minha trilha particular?

Em 1992, Cher se reclusou por algum tempo, seguindo o que foi amplamente divulgado como um caso do vírus Epstein-Barr ou Síndrome da Fadiga Crônica. Em outras palavras, Cher sucumbiu ao próprio estrelato. Trabalhou tanto que não resistiu. Então, a cantora, que desde os anos 1970 tinha sua vida devassada pela imprensa mundial praticamente não fez aparições públicas até 1998.

Em vez disso, enclausurou-se por um ano em um castelo medieval francês (p-o-d-e-r-o-s-a) e refletiu sobre os caminhos que havia tomado e os que deveria seguir. Durante sua estadia na França, escreveu diversas canções que, em 2000, compuseram o álbum de rock alternativo Not.com.mercial onde a cantora expunha suas dores de forma sofisticada. Recusado por sua gravadora, que alegou não ver potencial de vendas no disco (daí o nome), Cher o lançou de forma independente em seu site. Fit to fly (Ajuste para voar) despontou como a principal canção do disco.

Mesmo tendo lançado outros discos entre 1992 e 1998, dentre eles o maior sucesso dos seus 45 anos de carreira, Believe, Cher fez do seu disco não-comercial uma espécie de girafa. Já que a ideia dessa série de posts é passar a limpo os 23 para chegar bem nos 24, vamos ajustar os controles antes de decolar?

Não deixe de ler todos os posts da série 30 canções, 24 anos


Fit to fly - Cher (Not.com.mercial, 2000)


1 comentários:

Marfim Mosac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário