Um banheiro exclusivo para gays foi criado há quatro anos em um bar do município de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, capital do Maranhão. Segundo o proprietário, a medida foi reivindicada por parte da clientela que não se sentia a vontade em dividir o espaço com homossexuais, gerando até mesmo discussões entre os clientes.
O espaço se transformou em uma espécie de atração da casa de festas, sendo constantemente fotografado por curiosos e turistas. No começo o banheiro era pouco freqüentado pelo público a qual foi destinado. Situação que mudou com o tempo. “Os gays se acostumaram e até gostaram da idéia e a gente tem a preocupação de não deixar que os homens héteros utilizem ou baguncem o local”, afirmou Heleno Guimarães, o dono da Choperia Tropical.
De acordo com ele a presença de travestis no banheiro feminino era motivo de espanto e algumas brigas, motivadas em grande parte pelas senhoras que freqüentavam o local. Mais discretos, parte da clientela masculina alegava secretamente o desconforto em dividir o banheiro com alguns gays, que aproveitavam a reserva do espaço para investidas.
A solução que esse microempresário de 66 anos resolveu tomar para acalmar os ânimos é para ele motivo de orgulho. Heleno Guimarães acredita que o banheiro exclusivo para gay, como diz o título indicativo pintado, à mão é inovador e serve de exemplo para outros bares e restaurantes. “Na minha opinião, deveria haver banheiros como esse em todos os lugares”, comentou.
Os militantes dos direitos LGBTs na capital consideram o espaço um símbolo de discriminação.
Bem, eu não acho que a medida seja a ideal, além de isso não significar a ausência ou quebra de preconceitos no local, afinal, clientes do bar incomodados (???) em dividir os banheiros com os LGBTs é que solicitaram a existência do espaço. Mas e você, caro leitor, o que pensa sobre?
7 comentários:
Acho a coisa mais absurda do mundo, me lembra os assentos exclusivos para negros no final dos ônibus, esse bar tem que ser multado!
Não é inclusão, né? É exclusão. É criar um espaço especial para os LGBT's para que fiquei de fora do que se usa normalmente.
A questão das investidas? Saiba se impor com respeito, oras! O tal banheiro virou, como vc escreveu lá, atração turística... uma pena...
Bjks
E porque não um banheiro exclusivo para preconceituosos ?
eu num quero um gay no mesmo banheiro que eu.
Paulo disse...
Tem gente que não quer ficar com um gay no mesmo banheiro, né? Tamanha insegurança leva a pensar que ele vai ter que parar de fazer as necessidades.
Gente, se a pessoa se sente incomodada com a presença de um gay no mictório ao lado, basta ir ao box e se trancar. Simples. No caso do banheiro feminino, o box garante total privacidade. Criar locais específicos para LGBTTs só aumenta a segregação.
as pessoas tem mais que si unirem, isso so vai isolar nois gays do mundo. Somos todos pesssoas não vamos deixar que o preconceito devaste mais ainda o mundo.
Postar um comentário