terça-feira, 20 de julho de 2010

Censo 2010 do IBGE fará contagem dos casais gays do Brasil

Quanto tempo se leva de casa ao trabalho; qual a relação do entrevistado com os responsáveis pelo domicílio entre 20 possibilidades, entre elas cônjuges do mesmo sexo; se há celular, motocicleta ou acesso à internet; se algum morador migrou para outra parte do Brasil ou para o exterior; e se a família fala algum idioma indígena. Essas são cinco de algumas questões inéditas que o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende responder e que farão um raio X sobre alguns aspectos da rotina dos brasileiros.

A coleta do Censo 2010 começa no primeiro dia de agosto e vai até o fim de outubro. A principal novidade desse ano é que pela primeira vez o IBGE vai contar quantos casais gays no Brasil vivem em união estável. “No passado nós só perguntávamos se eram cônjuges. Hoje nós abrimos para cônjuge do mesmo sexo e cônjuge de sexo diferente”, explica coordenadora operacional do Censo/IBGE Maria Vilma Garcia.

O tema vai provocar discussões, claro. Mas, desde já, os ativistas consideram o reconhecimento da união homoafetiva um largo passo no capítulo das liberdades civis. “Já dialogamos uma série de políticas públicas. É importante que tenhamos dados concretos para embasar e qualificar o debate na construção dessas políticas públicas” destaca o coordenador do Grupo Arco-Íris Julio Cesar Moreira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Um, logo no começo do namoro, me aturou em um porre monumental e dia desses, do seu jeito meio bruto de ser, me mandou um e-mail lindo ao saber que eu estava mal.

Anônimo disse...

Um, logo no começo do namoro, me aturou em um porre monumental e dia desses, do seu jeito meio bruto de ser, me mandou um e-mail lindo ao saber que eu estava mal.

Esse sou eu Jock. Agora, eu não vou assumir isso aew não. Sacanagem. André.

Jock Dean disse...

Apesar de ter sido no post errado, você acertou, baby. Obrigado pelo último porre.

Postar um comentário