quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mídia cor-de-rosa?!


O tema homossexualidade nunca foi tão presente na mídia mundial quanto na última década. O universo gay, seus dramas, conquistas e adversidades são continuamente mostrados e discutidos em reportagens de jornais, revistas e televisão, filmes, novelas, seriados e até em músicas.

Só para ter uma idéia, e citando, no Brasil, somente as novelas, as tramas mais acompanhadas pelo grande público do país, desde Mulheres Apaixonadas – novela da Rede Globo que foi exibida em 2003 – apenas Caminho das Índias, na faixa das 20h da emissora, a de maior audiência no país, não teve um personagem assumidamente homossexual. Até a Record, rede de uma igreja evangélica, não abre mão das personagens gays em suas tramas.

Essa nova realidade pode ser entendida como um reflexo de uma nova sociedade em que o preconceito contra homossexuais tende a diminuir gradativamente em razão do maior espaço que estas pessoas têm para exercer livremente seus direitos.

Que muitas conquistas foram alcançadas pelos gays, especialmente, na última década, é indubitável, mas há quem prefira acreditar que o preconceito não está diminuindo, mas ficando cada dia mais velado em função do apelo econômico, visto que diversas pesquisas têm atestado que homossexuais consomem bem mais que heterossexuais.

O fato é que nunca o tema foi tão discutido por todos quanto agora. Independente da opinião de cada um ou de as lutas dessa classe estarem sendo mostradas da forma correta, todo esse espaço acaba, de alguma forma, forçando as pessoas a encararem a nova realidade social onde os gays são atores preponderantes.

Na grande imprensa nacional, somente esta semana, tanto a Revista Veja, uma das maiores e mais lidas do país e o programa Profissão Repórter da Rede Globo dedicaram suas últimas edições à discussão da nova realidade dos gays no Brasil.

Muitas mudanças ainda precisam ocorrer, não trilhamos nem a metade do caminho para o respeito do gay diante da mídia e da sociedade em geral, mas as mudanças já começaram e isso é um grande trunfo para toda a comunidade gay.

Sobre a realidade de alguns jovens gays brasileiros, leia
aqui reportagem especial da edição dessa semana da Revista Veja. Um bom trabalho dos jornalistas que mostra como alguns jovens conseguiram realizar o desejo de todos os homossexuais: assumir sua sexualidade e manter a família, penas que esses finais felizes ainda sejam poucos dentro desse nosso mundinho.

0 comentários:

Postar um comentário